Estudo de Caso
Estratégia de Marca
Identidade Verbal & Tom de Voz
Identidade Visual
Identidade Sonora
Website Design
Filme Publicitário
Série Promo-Documental
Fundão, Terra de Acolhimento é o novo posicionamento do Município do Fundão, com o propósito de estimular a atração de pessoas e negócios. Fizemos uma parceria com a Câmara Municipal do Fundão para criar uma nova marca capaz de abraçar objetivos ambiciosos: representar o projeto político, alcançar projeção mediática, agregar valor às organizações satélites e parceiras e acima de tudo envolver a comunidade local.
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AGRADECIMENTO
Agradecemos à equipa do Munícipio do Fundão.
Paulo Fernandes, Miguel Cardoso, Filipa Batista e Susana Correia por serem clientes gentis e atenciosos.
Adorámos abraçar este projeto conjunto.
CRÉDITOS
Diretor Criativo e Estratega: Luís Pinto
Gestão Projeto Website: Jorge Luciano
Desenvolvimento Website: André Ascenção
Design & Website: Inês Pérez
PROMO-DOCUMENTÁRIO
Realizador: Luís Pinto
Chefe de Produção: Elisa Bogalheiro
Editora: Filipa Gambino
Entrevistador: Filipe Caetano
Camara: Paulo Ricardo, Marco Aurélio
Edição Som: António Capote
Animação Gráfica: Rui Ribeiro
Música Original: Defski
O INÍCIO
Fundão é uma cidade portuguesa e sede do Município do Fundão com cerca de 26 mil habitantes. Um território de baixa densidade populacional que ao longo das últimas décadas perdeu população e também acelerou o envelhecimento demográfico. A região é sobretudo agrícola. O produto agrícola emblemático é a cereja que se afirmou como a grande marca embaixadora. Recentemente o Fundão move-se no território Agrotech atraindo indivíduos, startups e investimento. Há uma vontade de promover o território, atrair e fixar talento, famílias. No fundo, criar comunidades inclusivas e sustentáveis. Significa isto, na prática, e do ponto de vista do branding, tangibilizar um movimento do momento presente e potenciar a sua perceção pública.
A JORNADA
Começámos com a afirmação de um nome que na realidade é também o propósito.
Fundão, Terra de Acolhimento. Este posicionamento da marca expressa genuinamente integração e apoio aos migrantes. Uma marca dirigida a Migrantes e Refugiados, Comunidade Local, Organizações Governamentais e Não Governamentais, Media e Sociedade. Quisemos relembrar que o Fundão se encontra entre pessoas, mais do que entre montanhas. Criámos a identidade, desenhámos e implementámos o website. Fomos ainda mais além no storytelling e criámos filme publicitário, seis episódios formato hibrido promo-documental que lançam histórias de pessoas que escolhem o Fundão.
A qualidade de vida das pessoas Fundanenses — originárias ou recém-chegadas — é o grande objetivo. Desenvolvemos por isso uma marca com percepção humanitária,
colaborativa, transparente e ética. A diversidade cultural é um mosaico colorido e foi com esta metáfora que definimos a base da nossa identidade visual. Uma marca que demonstra flexibilidade e lógica. Organização e abertura. Uma paleta de cor rica em contrastes, diferenças e um sistema modular que prepara a marca para expandir. Ao mesmo tempo, a marca é também aplicada a submarcas, serviços, eventos e conteúdos. A marca que resulta tem tudo a ver com raízes e asas culturais. Com potencialidades.
As pessoas que fazem do Fundão uma Terra de Acolhimento. Visionários, líderes,
empreendedores, apoiantes, independentes, famílias. Uma marca empática e positiva para viver muitos anos.





Série Promo Documental
Um retrato atual da nova realidade da cidade e região.
Quem são estas pessoas? De onde vêm? O que as motiva para viver e trabalhar no Fundão?
Do porto seguro para vítimas de perseguição ou discriminação até ao empresário. Percursos de vida chegam ao mesmo destino.
O tradicional Fundão é agora mais cosmopolita. Uma cultura rica e fluída em permanente renovação.
Fundão é o ponto de partida para descobrir e receber o mundo. Outrora um território de diáspora, agora também um território de chegada de talentos e massa crítica.
Um panorama do Fundão nem sempre evidente. Porque chegámos aqui? O que acontece se nada for feito? Qual o grande objectivo? Presente e futuro da cidade e região.



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